Publicações e Posts


 

Esta é a seção de Postagens e Publicações, partilhadas pelos distintos sites vinculados ao Jornal A Pátria. Para retornar a seção ou blog que estava anteriormente, basta clicar nela abaixo (ou voltar no navegador):

A mídia está fazendo pouco caso do feito inédito da China ao colocar objeto em lado escuro da lua

A China se tornou o primeiro país a colocar um objeto no "lado escuro" da Lua. Obviamente o fato tem enormes implicações geopolíticas e tecnológicas.


Mas o grande feito chinês está passando batido pela imprensa, inclusive a estrangeira.

Para conseguir que o módulo lunar se comunique com a Terra (já que não há visada direta do lado escuro da Lua com o nosso planeta), a China teve que lançar um satélite (Queqiao) que se tornou o primeiro objeto construído pelo homem a orbitar um Ponto de Lagrange.


Pontos de Lagrange são locais no espaço onde as forças gravitacionais das massas de dois grandes corpos (no caso, a Terra e a Lua) se cancelam mutuamente, permitindo uma órbita estável.


No caso do Queqiao, ele foi estabilizado em orbita do Ponto de Lagrange 2 (um dos cinco Pontos de Lagrange), que fica justamente virado para o lado escuro da Lua.


Seria tão bom ter uma imprensa que entendesse um pouco mais sobre o que escreve...


CORREÇÃO: Foi apontado corretamente que o satélite norte-americano SOHO já ocupa uma órbita em um Ponto de Lagrange, o L1 (que fica entre a Terra e o sol).


Gustavo Gindre

CONHEÇA A NOSSA LIVRARIA! COMPRE OS NOSSOS TÍTULOS!