Publicações e Posts


 

Esta é a seção de Postagens e Publicações, partilhadas pelos distintos sites vinculados ao Jornal A Pátria. Para retornar a seção ou blog que estava anteriormente, basta clicar nela abaixo (ou voltar no navegador):

China doa a Cuba mais de 112 milhões de dólares

Atualizado: 19 de Dez de 2019

Ambos países firmaram há pouco diversos acordos para estreitar a cooperação bilateral e oficializaram vários donativos

O governo da China oficializou o outorgamento de um donativo de 112,4 milhões de dólares (800 milhões de yuans/renmimbis) a Cuba, como parte do Convênio de Cooperação Econômica e Técnica, subscrito entre autoridades de ambos os países.


Este Convênio foi um dos acordos firmados pelo Ministro do Comércio Exerior e Inversão Estranjeira de Cuba (Mincex), Rodrigo Malmierca, e o vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China, Zhou Liujun, em nome dos seus respectivos governos, resposta o site CubaDebate.

Também foram rubricados duas notas que operacionalizam a execução de outros dois donativos chineses destinados ao enfrentamento à seca e aos trabalhos de saneamento que realiza o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos da Ilha. Assim como para a compra de um sistema de telepresença - usado em conferências e reuniões online - para o grupo empresatial cubano BioCubaFarma, dedicado a produção de produtos e equipamentos médicos.


Ademais, ambos países entraram de acordo com a execução de uma terceira fase do donativo de Pequim para o programa de implantação da Televisão Digital em Cuba. Este novo donativo permitirá a Ilha adquirir novos transmissores e outros equipamentos para ampliar a cobertura do sinal de televisão digital em todo o território cubano.


No final do dia, Malmierca agradeceu o gesto de "irmandade e amizade" do governo chinês pela nova doação e destacou "a importância da cooperação bilateral", destaca Cubadebate.


China é o parceiro comercial prioritário de Cuba na Ásia e é um de seus principais aliados políticos. A cooperação bilateral abarca diversos setores na atualidade e tem “um impacto positivo nos planos de desenvolvimento econômico e social“ da Ilha, de acordo com o titular do Mincex.

Tradução de Bruno Torres, do CubaNews.

121 visualizações

CONHEÇA A NOSSA LIVRARIA! COMPRE OS NOSSOS TÍTULOS!