Publicações e Posts


 

Esta é a seção de Postagens e Publicações, partilhadas pelos distintos sites vinculados ao Jornal A Pátria. Para retornar a seção ou blog que estava anteriormente, basta clicar nela abaixo (ou voltar no navegador):

Discurso do Presidente Xi Jinping no 18º Congresso Nacional do PCCh



Discurso do Presidente da China, Xi Jinping, aos membros e membros suplentes do novo Comitê Central para estudo e implementação do espírito do 18º Congresso Nacional do Partido.


Primeiro, o socialismo com características chinesas é o socialismo e não qualquer outra doutrina. Os princípios básicos do socialismo científico não podem ser perdidos. Se está perdido, não é socialismo, o nosso partido sempre salientou que o socialismo com características chinesas não só adere aos princípios básicos do socialismo científico, mas também lhe confere características chinesas distintivas de acordo com as condições dos tempos. Isso significa que o socialismo com características chinesas é socialismo, e não outra coisa. A chave para a implementação da doutrina de um país depende de qual “ismo” pode resolver os problemas históricos que o país enfrenta. No período em que a nação chinesa era pobre e fraca, e as pessoas foram instigadas, todos os tipos de idéias e pensamentos foram tentados. O caminho capitalista não passou, o reformismo, o liberalismo, o darwinismo social, o anarquismo, o pragmatismo, o populismo e o sindicalismo, etc. foram "cantados e debutados", mas todos falharam em resolver o futuro e o destino da China. É o marxismo-leninismo e o pensamento de Mao Zedong que levaram o povo chinês a sair por uma longa noite e estabelecer uma nova China. É o socialismo com características chinesas que fez a China se desenvolver rapidamente. Para não mencionar o período anterior, a partir da reforma e abertura, especialmente após a desintegração da União Soviética e as mudanças drásticas na Europa Oriental, o elogio público à China foi ouvido como nunca antes na arena internacional. As várias "teorias de colapso da China" nunca se cumpriram. No entanto, em vez de colapsar, a força nacional geral da China está aumentando dia a dia, e os padrões de vida das pessoas estão melhorando constantemente. “O cenário é bom aqui.” Tanto a história quanto a realidade nos dizem que apenas o socialismo pode salvar a China. Apenas o socialismo com características chinesas pode desenvolver a China. Esta é a conclusão da história e a escolha do povo.


Nos últimos anos, algumas opiniões públicas internas e externas levantaram a questão sobre se a China está agora engajada no socialismo. Algumas pessoas dizem que é "socialismo capitalista" e outras simplesmente dizem "capitalismo de Estado" e "novo capitalismo burocrático". Estes são completamente errados, dizemos que o socialismo com características chinesas é o socialismo, isto é, não importa como façamos reformas ou aberturas, devemos sempre aderir ao caminho socialista com características chinesas, o sistema teórico do socialismo com características chinesas, o sistema socialista com características chinesas e o endosso do 18º Congresso Nacional do partido. Os requisitos básicos para ganhar a nova vitória do socialismo com características chinesas incluem estar sob a liderança do Partido Comunista da China, com base nas condições nacionais básicas, centradas na construção econômica, aderir aos quatro princípios básicos, persistir na reforma e abertura, liberação e desenvolvimento de forças produtivas sociais, e construção de uma economia de mercado socialista, política democrática socialista e da cultura socialista avançada, bem como a construção da sociedade socialista harmoniosa, civilização ecológica socialista, a promoção do desenvolvimento global do povo, gradualmente alcançar a prosperidade comum de todas as pessoas e construir um país moderno socialista próspero, forte, democrático, civilizado e harmonioso; incluindo o sistema político fundamental que sustenta o sistema de congressos populares, liderado pelo Partido Comunista da China. O sistema político básico de cooperação multipartidária e sistema de consulta política, o sistema de autonomia étnica regional e o sistema de autogoverno de base, o sistema legal socialista com características chinesas, o sistema econômico básico no qual a propriedade pública é o alicerce e o a economia de propriedade múltipla se desenvolve em conjunto. Estes são os conteúdos que incorporam os princípios básicos do socialismo científico sob novas condições históricas. Se você perde isso, então não é socialismo.


O camarada Deng Xiaoping apontou: "Nossa modernização deve ser de acordo com a realidade da China." Tanto na revolução quanto na construção devemos aprender com a experiência estrangeira, no entanto, copiar a partir da experiência de outros países, não nos levará a lugar nenhum. Estamos aprendendo muitas lições, no passado não se pôde copiar a União Soviética em geral, e agora não pode se envolver em ocidentalização generalizada. Depois da Guerra Fria, muitos países em desenvolvimento foram forçados a adotar o modelo ocidental, com resultado de que a luta partidária, agitação social, mobilização de pessoas, até agora são difíceis de estabilizar, ... Nos últimos anos, com o aumento da força nacional geral e status internacional, a comunidade internacional fala sobre o "Consenso de Pequim", "modelo chinês", "estrada China", etc. Muitos estudiosos estrangeiros acreditam que o rápido desenvolvimento da China fez com que algumas teorias ocidentais fossem questionadas, e que uma nova versão da teoria marxista está subvertendo a tradição ocidental. Nós sempre acreditamos que o caminho de desenvolvimento de cada país deve ser escolhido pelo povo daqueles países, O chamado "modelo chinês" é o caminho do socialismo com características chinesas criadas pelo povo chinês em suas próprias lutas. Acreditamos firmemente que, com o contínuo desenvolvimento do socialismo com características chinesas, nosso sistema se tornará cada vez mais maduro, e a superioridade do nosso sistema socialista certamente se tornará mais aparente. Nossa estrada certamente se tornará mais ampla e o nosso caminho de desenvolvimento será para o mundo. O impacto certamente será cada vez maior. Devemos aderir a uma estrada de autoconfiança teórica e realmente "permanecer fortes e combater os ventos do Ocidente com um golpe.


Em segundo lugar, nosso partido lidera o povo na construção socialista. Há dois períodos históricos antes da reforma e abertura e depois da reforma e abertura. Estes dois períodos estão interligados e têm grandes diferenças, mas, em essência, o nosso partido leva o povo a realizar o socialismo. A construção do socialismo com características chinesas foi criada na nova era de reforma e abertura, mas também foi baseada no fato de que a Nova China havia estabelecido um sistema socialista básico e tinha sido construída há mais de 20 anos. Para corretamente entender essa questão, precisamos compreender três aspectos: primeiro, se o nosso partido não decidisse decisivamente implementar a reforma e a abertura em 1978 e, compreender a direção correta da reforma e da abertura, a China socialista não se encontraria em situação tão favorável como hoje, e poderia enfrentar uma crise séria. É possível encontrar a crise de desmantelamento com a União Soviética e os países do Leste Europeu. Ao mesmo tempo, sem o estabelecimento de uma nova China em 1949 e da revolução e construção socialista, como poderia ter acumulado importantes características ideológicas, materiais e condições institucionais e experiências positivas e negativas? É difícil promover reformas e abrir-se suavemente,


Segundo, embora esses dois períodos históricos tenham grandes diferenças na orientação ideológica, princípios, políticas e trabalhos práticos da construção socialista, os dois não estão separados um do outro, e eles não são fundamentalmente opostos. Nosso partido apresenta muitas idéias corretas na prática da construção socialista que naquela época não foram implementadas. Após a reforma e abertura, foram verdadeiramente implementadas, e ainda tem que ser desenvolvida no futuro. Marx há muito disse: "Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado"


O terceiro é avaliar corretamente o período histórico anterior à reforma e abertura..A exploração da prática socialista antes da reforma e abertura acumulou condições para a exploração da prática socialista após a reforma e abertura. A exploração da prática socialista após a reforma e abertura é a persistência, reforma e desenvolvimento do período anterior. Para explorar a prática socialista com reforma e abertura, devemos aderir à linha ideológica de buscar a verdade a partir dos fatos, corrigir erros, levar adiante experiências, aprender lições e continuar a avançar a causa do partido e do povo nessa base.


A razão pela qual eu enfatizo esse problema é que, se essa grande questão política não for bem tratada, terá sérias consequências políticas. Os antigos diziam: "O país que procura destruir um povo deve destruir sua história primeiro". As forças hostis em casa e no exterior muitas vezes fazem barulho por causa da história da Revolução Chinesa e da história da nova China, e fazem todo o possível para atacá-la. O objetivo fundamental é mexer com o coração das pessoas, incitando a derrubar a liderança do Partido Comunista da China e do sistema socialista da China. Por que a União Soviética se desintegrou? Por que o PCUS entrou em colapso? Uma razão importante é que a luta no campo ideológico foi muito acirrada. Ele negou completamente a história da União Soviética, a história do PCUS, negou a Lenin, negou Stalin, envolveu-se no niilismo histórico e confundiu a mente das pessoas. As organizações partidárias em todos os níveis tiveram pouco efeito, e os militares não estavam sob a liderança do partido. No final, o Partido Comunista da União Soviética foi esmagado. A União Soviética foi esmagada como país socialista e desmoronou. Esta é uma lição do passado. O camarada Deng Xiaoping assinalou: "A bandeira do pensamento de Mao Zedong não pode ser abaixada." Abaixar esta bandeira na verdade é negar a gloriosa história do nosso partido. Em geral, a história do nosso partido é uma história gloriosa. Embora nosso partido tivesse passado 30 anos após a fundação da República Popular da China, cometeu alguns erros e até cometeu grandes erros como a "Revolução Cultural", mas nosso partido finalmente realizou a revolução. A posição da China no mundo é após a fundação da China. Apenas pela fundação da República Popular da China nos tornamos um grande país com uma população de quase um quarto da população total do mundo. Ele também enfatizou: "A elaboração do pensamento de Mao Zedong não envolve apenas as questões próprias do camarada Mao Zedong, mas é inseparável da história de nosso partido ". Esta não é apenas uma questão teórica, mas também uma questão política. Essa é a visão de um grande político marxista. Imagine se nós rejeitássemos completamente o Camarada Mao Zedong naquele momento, o nosso partido poderia avançar? Poderia o sistema socialista do nosso país avançar? Portanto, lidar corretamente com a relação entre a prática socialista e a exploração antes e depois da reforma e abertura não é apenas uma questão histórica, mas Mais importante ainda, uma questão política. Sugiro que vocês deem uma olhada na "Resolução sobre Várias Questões Históricas do Partido desde a Fundação da República Popular da China".


Terceiro, o marxismo deve estar de acordo com os tempos, a prática e a ciência e continuar a se desenvolver, não podendo ser estático; o socialismo sempre esteve à frente na abertura. Manter e desenvolver o socialismo com características chinesas é um ótimo artigo do Camarada Deng Xiaoping, que determina as idéias básicas e os princípios básicos, com o camarada Jiang Zemin no centro da terceira geração de liderança coletiva do partido, com o camarada Hu Jintao como secretário geral do CC do PCC. Agora, temos a tarefa desta geração de comunistas, que é continuar a escrever este grande artigo. Os 30 anos de socialismo com características chinesas trouxeram grandes conquistas, juntamente com a fundação da Nova China para estabelecer as bases para o futuro, que é uma base importante para poder continuar em frente, e ir longe. Nossa compreensão do socialismo e a compreensão das leis do socialismo com características chinesas alcançaram um altura nova sem precedentes. Isto é, sem dúvida, ao mesmo tempo, devemos também ver que o socialismo da China ainda está em um estágio inicial. Ainda estamos diante de muitos problemas não resolvidos a serem resolvidos. O entendimento e o manejo de muitas questões importantes ainda estão em processo de aprofundamento. A compreensão das coisas requer um processo, e para o socialismo, nós nos envolvemos apenas em décadas. Nosso entendimento e compreensão ainda são muito limitados e precisamos continuar a nos aprofundar e desenvolver na prática.


Devemos aderir ao marxismo e aderir ao socialismo. Nós devemos ter uma perspectiva de desenvolvimento. Devemos nos concentrar nos problemas práticos da reforma, abertura e modernização da China e no que estamos fazendo, concentrando-nos na aplicação da teoria marxista e nos concentrando em questões práticas com foco em novas práticas e novos desenvolvimentos. Dissemos que não existe um modelo de desenvolvimento e caminho de desenvolvimento único no mundo, e não existe um modelo de desenvolvimento e caminho de desenvolvimento fixo. Os resultados práticos e teóricos que obtivemos no passado podem nos ajudar a enfrentar melhor e resolver problemas no processo de progresso, mas eles não podem ser a razão de nosso orgulho e complacência, e não pode nos tornar um fardo para avançarmos. quanto mais avançarmos e nos desenvolvermos, mais novas situações e problemas surgirão, mais riscos e desafios serão enfrentados, e as coisas mais imprevisíveis serão enfrentadas. Devemos aumentar nosso senso de urgência e estar preparados para o perigo, Emancipar a mente e buscar a verdade a partir dos fatos e avançar com o tempo são as almas vivas do marxismo e a arma ideológica fundamental para nos adaptarmos à nova situação, para entender aos novos tempos e realizar novas tarefas. Os camaradas de todo o partido, os quadros de todos os níveis, devem aderir ao ponto de vista desenvolvimentista do marxismo. A persistência na prática é o único critério para testar a verdade, exercendo a iniciativa e a criatividade da história, e compreendendo claramente o mundo, as condições nacionais, e as mudanças das condições do partido, que são constantes. Com o espírito de abrir a estrada e conhecer o rio e as pontes, estamos determinados a progredir, explorar corajosamente, ousar ser bons em analisar e responder perguntas que precisam urgentemente ser resolvidas na vida real e os pensamentos das massas, aprofundar continuamente reforma e abertura, e constantemente descobrir e criar. Façamos progresso e continuemos promovendo inovação teórica, inovação prática e inovação institucional.


Quarto, o nosso partido sempre aderiu aos elevados ideais do comunismo. Membros do partido, especialmente quadros dirigentes, são crentes determinados e praticantes leais do ideal comum do comunismo e do ideal comum do socialismo com características chinesas. A crença no marxismo e a crença no socialismo e no comunismo são a alma política dos comunistas e o pilar espiritual dos comunistas para resistir a qualquer teste. A constituição do partido estipula claramente que o objetivo ideal e final mais elevado do partido é alcançar o comunismo. A Constituição do Partido também estipula claramente que o ideal mais elevado do comunismo perseguido pelos comunistas chineses só pode ser realizado com base no desenvolvimento pleno e na sociedade socialista altamente desenvolvida. É irrealista pensar sobre isso e entrar no comunismo de uma só vez. O camarada Deng Xiaoping disse que a consolidação e o desenvolvimento do sistema socialista ainda precisam de uma longa etapa histórica, o que nos obriga a trabalhar incansavelmente por gerações, dezenas de gerações, por décadas, quanto for preciso. De Confúcio até agora, são apenas setenta gerações. Ver a questão dessa maneira ilustra plenamente a sobriedade política de nossos comunistas chineses. Deve-se reconhecer que nossos esforços atuais e os contínuos esforços de muitas gerações no futuro estão se movendo para o objetivo final de alcançar o comunismo, e ao mesmo tempo, devemos perceber que a realização do comunismo é um processo histórico muito longo. Devemos nos basear na meta do partido nesse estágio e impulsionar nossa causa de forma realista. Se perdermos o grande objetivo de nossos comunistas, perderemos nosso caminho e nos tornaremos pragmáticos. O socialismo com características chinesas é o programa básico do partido. O programa básico do socialismo com características chinesas, em poucas palavras, é estabelecer um país socialista moderno rico, forte, democrático, civilizado e harmonioso somente de acordo com as condições nacionais básicas em que a China está e estará no estágio primário do socialismo. Devemos não apenas aderir firmemente à ideologia do caminho socialista com características chinesas, mas também aos elevados ideais do comunismo, e implementar de forma inabalável a linha básica e o programa básico do partido no estágio primário do socialismo, e fazer um bom trabalho em todos os trabalhos.


O ideal revolucionário é mais alto que o céu. Mas apenas ter grandes ideais não qualifica os comunistas; deixar o trabalho real e falar sobre ideais grandiosos não é atitude de um comunista qualificado. Nos 90 anos de história do nosso partido, gerações de comunistas sacrificaram-se em busca da independência nacional e da libertação do povo. Eles confiaram em um tipo de fé para um ideal, embora também soubessem que os ideais que buscavam não seriam realizados em suas próprias mãos, eles acreditaram firmemente que, enquanto gerações de pessoas continuarem a trabalhar duro e gerações de pessoas se sacrificarem, os elevados ideais serão realizados. Hoje, medir se um membro do Partido Comunista ou um quadro importante tem o ideal do comunismo é um padrão objetivo. Depende se ele pode aderir ao princípio fundamental de servir ao povo de todo o coração. Você pode sofrer dificuldades e aproveitar a situação? Podemos trabalhar com diligência, ser honestos e sermos capazes de lutar pelo ideal, lutar arduamente e sacrificar toda a nossa energia e vida, todas as opiniões hesitantes, todos os pensamentos de prazeres oportunos, todos os atos de interesse próprio e todos os estilos de inércia? Algumas pessoas pensam que o comunismo está além do alcance, e até mesmo que é impossível de ser realizado e que tem uma cosmovisão idealista. A razão pela qual nossas cranças não são abaladas é que o materialismo histórico é sólido Devemos educar e guiar as grandes massas de membros do partido e quadros para unir os ideais comuns de praticar o socialismo com características chinesas e os elevados ideais do comunismo, persistente e fielmente, com um firme ideal e convicção, para que o horizonte seja mais amplo e a mente ampliada. Vocês são capazes de aderir à direção política correta. Se você é vitorioso e bom, você não será orgulhoso e nem impaciente. Quando você está em dificuldades e adversidades, você não ficará perturbado. Deve suportar todos os tipos de riscos e dificuldades, resistir conscientemente à todos os tipos de idéias decadentes e manter as qualidades políticas dos comunistas.


Os fatos nos dizem repetidamente que a análise das contradições básicas da sociedade capitalista por Marx e Engels não está desatualizada. A visão do materialismo histórico de que o capitalismo está inevitavelmente morrendo e o socialismo sendo construído é inevitavelmente vitoriosa não está desatualizada. Esta é uma tendência geral irreversível no desenvolvimento da história social, mas a estrada é tortuosa. O eventual desaparecimento do capitalismo e a vitória final do socialismo devem ser um longo processo histórico. Devemos entender profundamente a capacidade de auto-regulação da sociedade capitalista, estimar completamente a realidade objetiva da vantagem de longo prazo dos países desenvolvidos ocidentais em aspectos econômicos, científicos e militares, e conscientemente preparar para todos os aspectos de longo prazo, a cooperação e a luta entre os dois sistemas sociais. Por um longo período de tempo, o socialismo no estágio primário também deve ser a cooperação de longo prazo e a luta com o capitalismo com produtividade mais desenvolvida. Deve também estudar cuidadosamente e aproveitar as realizações benéficas da civilização criadas pelo capitalismo, e até mesmo deve enfrentar países desenvolvidos ocidentais. Devemos ter uma forte determinação estratégica, resistir resolutamente às várias falsas alegações de abandonar o socialismo e conscientemente corrigir os equívocos do estágio de transcendência. O mais importante é nos concentrarmos em fazer as nossas próprias coisas, expandindo constantemente nossa força nacional geral, melhorando constantemente a vida do nosso povo, constantemente construindo o socialismo superior ao capitalismo, e constantemente, com iniciativa, ganhando vantagens e vencendo por nós mesmos. O futuro estabelece uma base mais sólida.


Através da análise acima, podemos perceber mais profundamente que a questão do caminho é o primeiro problema que afeta o sucesso ou o fracasso da causa do partido, e que o caminho é a vida do partido.


O camarada Mao Zedong disse: "O partido revolucionário é o guia das massas, não podendo portanto a revolução alcançar a vitória se este as conduz por uma via errada." No período histórico de revolução, construção e reforma, o nosso partido insistiu em partir das condições nacionais da China e explorar e formou um novo caminho revolucionário democrático em linha com a realidade da China, o caminho da transformação socialista e construção socialista, o caminho da socialismo com características chinesas, e o espírito de independência e exploração independente. Esta determinação firme de aderir ao seu próprio caminho é a marca constante do nosso partido. O Sr. Lu Xun tem um ditado famoso: "Na verdade, não há caminho no chão, mas há pessoas para ir". E este caminho é o socialismo com características chinesas que é a teoria lógica do socialismo científico e lógica histórica da unidade dialética do desenvolvimento social da China, que está enraizada na terra da China, refletindo a vontade do povo chinês. A China socialista para se adaptar ao progresso científico e as exigências dos tempos, está construindo uma sociedade próspera, e acelerando a modernização socialista, a única maneira de alcançar o grande rejuvenescimento da nação chinesa. Enquanto persistirmos em nosso próprio caminho de independência e aderirmos incansavelmente e desenvolvermos o socialismo com características chinesas, certamente seremos capazes construir uma sociedade próspera em 100 anos após a fundação do Partido Comunista da China, e seremos capazes de construir uma democracia próspera e forte, tornando a RPC um moderno e harmonioso país socialista.


* Obs: A tradução foi feita com base na tradução (com ajuda de tradutor) de um camarada, do chinês para o inglês. O texto (em inglês) contém algumas falhas de tradução; tentei adaptar à minha forma, portanto, não garanto uma tradução 100%. De qualquer forma, o conteúdo é muito interessante.


Publicação original.

47 visualizações

CONHEÇA A NOSSA LIVRARIA! COMPRE OS NOSSOS TÍTULOS!