Publicações e Posts


 

Esta é a seção de Postagens e Publicações, partilhadas pelos distintos sites vinculados ao Jornal A Pátria. Para retornar a seção ou blog que estava anteriormente, basta clicar nela abaixo (ou voltar no navegador):

O uso de modelos matemáticos não é exclusividade de economistas liberais



O uso de modelos matemáticos na ciência econômica é coisa exclusiva da teoria neoclássica ortodoxa mainstream liberal do mal? Não!


O que devemos criticar sim é o excesso de matematização que passou a existir a partir dos anos 1980, com os modelos DSGE, quando pareceu que o uso de matemática se tornou um fim em si, que parecia querer usar o entendimento de matemática complexa como argumento de autoridade, até o Milton Friedman criticou o excesso de matematização recente.

Mas quando o uso de matemática não é um fim em sim, é um excelente auxílio. O uso de matemática não torna mais difícil o entendimento de um modelo, torna mais fácil. O capítulo 18 da Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda de Keynes, todo ele um modelo expresso de forma verbal, é dificílimo de ser compreendido por iniciantes.


Expressar um modelo de forma verbal com apenas duas variáveis é facílimo. Por exemplo: quando a demanda aumenta, o preço aumenta. Agora quando entra uma terceira, uma quarta, uma quinta variável, a formalização em linguagem matemática facilita bastante.

O que devemos criticar nos modelos ortodoxos é a forma irrealista com que eles abordam indivíduo, racionalidade, maximização e equilíbrio e não o uso da matemática em si.

Economistas heterodoxos de esquerda de Cambridge, como Kalecki, Robinson, Kaldor e Sraffa, fizeram muitos modelos matemáticos. Os livro-textos de teoria pós-keynesiana do Lavoie utilizam bastante modelos matemáticos.

E ainda é importante lembrar os famosos economistas John Maynard Keynes, Minsky e Maria da Conceição Tavares, que não usaram muita matemática porque não acharam necessário, mas que tiveram formação em matemática.


Por Meu Professor de Economia.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo