Publicações e Posts


 

Esta é a seção de Postagens e Publicações, partilhadas pelos distintos sites vinculados ao Jornal A Pátria. Para retornar a seção ou blog que estava anteriormente, basta clicar nela abaixo (ou voltar no navegador):

Xi Jinping anuncia cancelamento de dívida dos países africanos

O presidente chinês Xi Jinping anunciou nesta semana, o cancelamento das dívidas dos países africanos, que foram contraídas sob a forma de empréstimos sem juros com seu governo e deviam ser pagos ainda este ano.

Durante uma cúpula bilateral, o presidente indicou que o benefício será obtido pelas nações naquele continente que forem seriamente afetadas e passem por maiores dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19.


Ele se comprometeu a trabalhar com a comunidade internacional para chegar a um consenso sobre outras formas de apoio, incentivar as instituições do gigante asiático a se unirem às iniciativas do G20 em alívio da dívida e realizar consultas com os territórios africanos com base nos princípios do mercado.


Xi mencionou planos para fornecer mais assistência, suprimentos e especialistas no combate à pandemia, para continuar a construção da sede da União Africana (UA) e de vários hospitais nessa região.


Ele defendeu o fortalecimento da cooperação, especialmente em saúde pública, no desenvolvimento socioeconômico, no setor de energia e no de telecomunicações.


Ele pediu o fortalecimento do multilateralismo e da solidariedade, depois de expressar oposição à politização da pandemia, racismo e discriminação por motivos ideológicos.


Entre outras questões, o dignitário expressou a vontade de dar impulso à amizade entre China e África, elevar a parceria estratégica a níveis mais altos e manter o apoio mútuo em assuntos de grande interesse para seus governos.


A cúpula foi realizada via link de vídeo e foi proposta em conjunto pela China, África do Sul (que tem a presidência rotativa da União Africana) e Senegal (co-presidente do Fórum de Cooperação China-África).


Participaram líderes de países desse continente, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus.


Fonte: Prensa Latina, tradução da redação do i21

46 visualizações

CONHEÇA A NOSSA LIVRARIA! COMPRE OS NOSSOS TÍTULOS!