Países Socialistas:

Sobre o VÀE

O VÀE é um polo virtual aglutinador de adeptos da ortodoxia marxista. Nós temos como finalidade a difusão de escritos sobre política, economia e filosofia, bem como a divulgação de materiais que abordem a história (e a atualidade) dos Países Socialistas e do Movimento Comunista Internacional.

Visamos ser um portal informativo e de formação política, com o intuito de propagar apoio aos regimes socialistas e anti-imperialistas de todo o mundo — com ênfase no polo socialista, um bloco que hoje, oficialmente, conta apenas com cinco países.

Além disto, o Vermelho À Esquerda busca ser um veículo de informação em defesa dos grupos revolucionários e anti-imperialistas que lutam aqui e fora de nosso país, tanto em lutas de massas e lutas institucionais quanto também aqueles mais radicalizados que encontram em situação de clandestinidade mundo a fora.

Utilizaremos esse portal tanto para catalogar — com uma finalidade mais ou menos enciclopédica — matérias sobre o movimento comunista, quanto também para demarcamos posição em defesa do tão difamado "socialismo real" (como se fosse possível aplicar um socialismo irreal, segundo as concepções dos românticos e anticomunistas da própria "esquerda").

Pretendemos fazer isso aglutinando militantes, transcrevendo e traduzindo artigos e também produzindo ou reproduzindo materiais diversos, tais como imagens, panfletos, matérias, publicando livros no Edições Vermelho À Esquerda, dentre outras ações políticas possíveis ao nosso alcance.

Quando o Vermelho À Esquerda surgiu? E qual a relação com o Jornal A Pátria?

A origem do Vermelho À Esquerda data de muito antes do Jornal A Pátria, iniciado como uma página (no facebook) de esquerda, foi se transformando num blog por volta de 2012, e desde então vem amadurecendo suas posições e o tipo de conteúdo publicado em nossas mídias

 

Há algum tempo a maior parte dos colaboradores do Vermelho À Esquerda se enveredaram por criar um projeto de mídia um pouco mais amplo do que o VÀE, voltado a política nacional de uma forma mais geral, com um aspecto programático mais aberto e menos restrito, que pensasse a aglutinação de um campo popular, patriótico e anti-imperialista, não se restringindo apenas a comunistas e revolucionários mais ortodoxos.

 

Nos dedicamos mais a este projeto de estratégia programática mais ampla (o Jornal A Pátria), o que acabou deixando o Vermelho À Esquerda em um ostracismo temporário desde as vezes em que operamos com os antigos endereços web do blogspot (vermelhoaesquerda.blogspot.com) e wordpress (portalvermelhoaesquerda.wordpress.com), ambos ainda online, mas atualmente em desuso.

 

Todavia, nós sentimos a necessidade de voltar a operar o Vermelho À Esquerda, inclusive ressuscitamos seu nome por meio de um selo editorial do qual vendemos livros para arrecadar receita ao nosso grupo e ao Jornal A Pátria (Edições VÀE) e, por isso, voltamos com o projeto de nosso site, mas com um novo endereço, operando como um sub-site do próprio Jornal, do qual você está acessando agora (jornalapatria.com/vermelhoaesquerda).

E quanto aos conteúdos dos antigos blogs do VÀE?

Bem, existe muito conteúdo dos dois antigos sites que pode vir a ser reaproveitado, todavia, há muitas matérias que não se fazem mais atuais, algumas talvez até podem fugir um pouco do escopo de posições políticas do nosso núcleo editorial.

 

Devido a isto, pretendemos iremos republicar, ocasionalmente, alguns conteúdos antigos, com o cuidado de realizarmos um filtro para decidirmos o que será republicado e o que será deixado de lado.

 

A ideia é que com o passar do tempo e com o esvaziamento gradual das publicações antigas dos dois antigos blogs, realizemos a desativação ou exclusão dos mesmos (caso consigamos transferir todos os centenas de textos desejados e pertinentes).